A Nossa Equipa
- INÍCIO
- SOBRE NÓS
- A NOSSA EQUIPA
Licenciada em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa;
1994 – Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica;
2005 – Mestrado em Educação, área de Especialização Educação para a Saúde – “Formação de Profissionais no Âmbito da Educação para a Saúde: Um Estudo com Enfermeiros”;
2009 – Trabalho de investigação desenvolvido durante o período de frequência do Doutoramento – “Educação e saúde: O impacto da multiculturalidade na formação e nas práticas dos enfermeiros;
2012 – Título obtido em provas públicas (D.L. 206/2009) – (Título de Especialista em Ciências de Enfermagem – Título de Mérito);
Docente do Curso de Licenciatura em Enfermagem;
Áreas de interesse na investigação: Formação na área da Saúde, Cuidados Paliativos e Pessoa em Fim de Vida e Pessoas Idosas e Qualidade de Vida
Portfólio Científico
Produtos de Investigação
- MATERIAL PEDAGÓGICO
- Antunes, C., (2018). Enfermagem em Cuidados Paliativos. 575 PP
- Antunes, C., (2019). Enfermagem em Cuidados Paliativos. 570 PP
- Antunes, C., (2020). Enfermagem em Cuidados Paliativos. 560 PP
- Antunes, C., (2021). Enfermagem em Cuidados Paliativos. 560 PP
- Antunes, C., (2022). Enfermagem em Cuidados Paliativos. 550 PP
- Antunes, C., (2023). Enfermagem em Cuidados Paliativos. 550 PP
- Antunes, C., (2024). Enfermagem em Cuidados Paliativos. 540 PP
- Antunes, C. (2018). Enfermagem Comunitária e Cuidados Continuados Integrados. 327 PP
- Antunes, C. (2019). Enfermagem Comunitária e Cuidados Continuados Integrados. 320 PP
- Antunes, C. (2020). Enfermagem Comunitária e Cuidados Continuados Integrados. 300 PP
- Antunes, C. (2021). Enfermagem Comunitária e Cuidados Continuados Integrados. 280 PP
- Antunes, C. (2022). Enfermagem Comunitária e Cuidados Continuados Integrados. 280 PP
- Antunes, C. (2023). Enfermagem Comunitária e Cuidados Continuados Integrados. 280 PP
- Antunes, C. (2021). Enfermagem Saúde da Família e da Comunidade. 627 PP
- Antunes, C. (2022). Enfermagem Saúde da Família e da Comunidade. 627 PP
- Antunes, C. (2023). Enfermagem Saúde da Família e da Comunidade. 627 PP
- Antunes, C. (2024). Enfermagem Saúde da Família e da Comunidade. 327 PP
- Antuners,C.(2021). Enfermagem Gerontológica. 300 PP
- Antuners,C.(2022). Enfermagem Gerontológica. 350 PP
- Antuners,C.(2023). Enfermagem Gerontológica. 350 PP
- Antunes, C. (2021). Educação e Saúde. 300 PP
- Antunes, C. (2022). Educação e Saúde. 320 PP
- Antunes, C. (2023). Educação e Saúde. 310 PP
- Antunes, C. (2019 a 2024). Seminários de preparação para os Ensinos Clínicos. 200 PP
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ARTIGOS - Antunes, C. (2018).“A Arte de Cuidar” . Revista Amar a Terra verde
- Antunes, C. et al (2023). “Atitude dos Enfermeiros/as Perante a Morte na Prestação de Cuidados. Revista Ter ISAVE – Investigação e Inovação em Saúde
- “Uso de Terapêutica não Farmacológica, numa População rural na Região Norte” Revista Ter ISAVE – Investigação e Inovação em Saúde. (a publicar brevemente)
- “A Equipa Multidisciplinar: Cuidar da Pessoa Com “Dor Total” (Revista Ter ISAVE – Investigação e Inovação em Saúde. (a publicar brevemente)
Participação em ações de especial relevância para a sociedade (científica, tecnológica, social, económica ou artística):
- Experiência Profissional no Ensino Superior - Área Científica de Enfermagem:
- Docente do Curso de Licenciatura em Enfermagem no Instituto Superior de Saúde – ISAVE
- Docente do Curso de Pós-Graduação em Cuidados Paliativos – ISAVE
- Docente do Curso de Licenciatura em Enfermagem na Universidade Fernando Pessoa - Porto e Ponte de Lima
- Docente do Curso de Mestrado em Enfermagem Gerontológica na Universidade Fernando Pessoa – Port
- Docente do Curso de Bacharelato em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian – Braga
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Experiência Profissional no Ensino Superior: - Membro da Comissão do Curse de Licenciatura em Enfermagem
- Membro do Conselho Técnico-científico do ISAVE
- Direção (diretora) do Curso de Licenciatura em Enfermagem
- Coordenação do Curso de Licenciatura em Enfermagem
- Coordenação do curso do complemento de Formação em Enfermagem
- Regência de Unidades Curriculares
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Participação/colaboração em estudos de Doutoramento: - “A ajuda da espiritualidade e a da fé na vivencia das doenças degenerativas e terminais”
- Participação/colaboração em estudo de Mestrado – “A importância do humor na prática profissional com doentes paliativos”
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Trabalhos para apresentação em congressos e seminários: - Participação com a Comunicação em Poster na IV Conferência Desenvolvimento Vocacional / I Conferência Virtual, subordinada ao tema “Investigação e Ensino” intitulada de “Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação para a Saúde: Estudo com Profissionais de Enfermagem” (Universidade do Minho)
- Participação com comunicação na Palestra “O Passado” integrada na Mesa Redonda “Breve História do Serviço Cuidados Intensivos”, das 1ªs Jornadas de Enfermagem do Serviço de Cuidados Intensivos do Hospital de Santo António (Porto)
- Participação com a Comunicação em Poster na III Conferencia sobre Desenvolvimento Vocacional subordinada ao tema “Carreira e Longevidade”, intitulada de “Carreira Profissional numa Perspetiva de Vida Longa: Estudo com Profissionais de Enfermagem” (Universidade do Minho)
- “A equipa multidisciplinar no atendimento à pessoa com dor” (Comunicação Em Poster)
- “Respostas dos profissionais de enfermagem à dor e ao sofrimento da pessoa em Cuidados Paliativos” (Comunicação Livre)
- “O Conceito de “Dor Total”: Que abordagens profissionais (Comunicação Livre)
- “Sono e depressão em pessoas internadas em unidades de longa duração” (Comunicação em Poster)
- “A Pessoa em Situação Crítica: dos cuidados na rua até à reabilitação na comunidade - Indicadores de Atividade Assistencial” (Comunicação Livre)
- Workshop sobre o AVC - Dia Nacional da pessoa com AVC - Publico – Alvo: Estudantes da Escola Secundaria de Vila Verde
- Atividades de investigação no âmbito da atividade docente: Orientação de Monografias e projetos para conclusão do curso de licenciatura em enfermagem, Membro de Júri na apresentação e avaliação dos referidos trabalhos
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Atividades de Divulgação da Ciência e da Tecnologia: - Comunicações realizadas em congressos, seminários e palestras
- Organização de eventos técnico-científicos
- Organização de Integração de comissões organizadoras e comissões científicas de eventos técnicocientíficostécnico-científicos
- Moderadora em diversos painéis temáticos integrados em seminários e congressos
- Participação em Congressos, Conferências e Seminários
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Formação realizada enquanto docente: - Formação Pedagógica e atualização científica (2023/2024 – ISAVE)
- Formação “Pesquisas Básicas nas Bases de dados Científicas disponíveis na Biblioteca Digital do ISAVE”
- Formação – “Qualificação docente em processos de avaliação”
- Utilização de Metodologias PBL e utilização das TIC no apoio ao ensino e aprendizagem metodologias de ensino/aprendizagem ativas
- Utilização de novas tecnologias, formação para lecionar aulas e avaliar estudantes à distância, utilização de plataformas com recurso à vídeo/conferencia
- Adequação dos planos de estudo ao processo de Bolonha (formação e participação no processo)
- Formação de estudantes de enfermagem baseada em competências
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Atividades de Formação como formadora - Referência apenas algumas das formações realizadas: - Formação dirigia a Voluntários colaboradores na Unidade de Acolhimento “O Poverello”
- “Segurança dos doentes”
- “Colaboração dos Voluntários nas atividades com pessoas com limitações funcionais e cognitivas”
- “Gestos simples para prevenir a infeções”
- Formação dirigida a Enfermeiros da Sub-Região de Saúde de Braga
- “Avaliação da Eficácia em Educação para a Saúde”
- Formação dirigida a professores do Curso de Enfermagem da Universidade de Girona em Espanha
- “Los Estudios de Enfermaría em el Espacio Europeo de Educación Superior”
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Outras atividades desenvolvidas de interesse para o Ciclo de Estudos de Enfermagem: - Colaboração na elaboração do Plano de Estudos Do Curso de Pós-graduação em Cuidados Paliativos_ ISAVE
- Colaboração na elaboração de Plano de Estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem, de outras Pós-Graduações e Cursos de Mestrado
- Colaboração ativa no processo de submissão e acreditação do curso de Licenciatura em Enfermagem à agência A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior)
- Participação ativa num grupo de trabalho para elaborar a adequação do plano de estudos do Curso de Licenciatura em Enfermagem do ISAVE a Bolonha
- Participação na elaboração do regulamento pedagógico dos Ensinos Clínicos do Curso de Licenciatura em Enfermagem
- Membro do Conselho Científico do ISAVE
- Atividades de interesse social e de extensão à comunidade
Participação em Candidaturas
- N/A
Participação em Projetos
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A CRIANÇA E O LUTO – VIVENVIAS DAS PERDAS (AMIGOS E FAMILIARES) NA INFANCIA
A consciência da perda e do processo de morrer, pode originar lutos com significados profundos e efeitos significativos em especial na vida das crianças. A dificuldade em verbalizar sentimentos, o sofrimento físico e espiritual, a depressão, o pânico, a raiva e as fobias, surgem evidenciados nalguns estudos, como situações que podem ser nefastas no seu desenvolvimento de vida. Outro aspeto importante neste processo, pode estar relacionado com a decisão do silenciamento da morte à criança. Neste sentido, a compreensão do modo como o luto é vivenciado nas diferentes etapas do desenvolvimento cognitivo da criança, pode contribuir para a identificação de estratégias e formas de ajuda adequadas oferecidas profissionais de saúde (Projeto em elaboração para propor) -
A MULTICULTARILIDADE E OS CUIDADOS DE SAÚDE: CONTRIBUTOS (OU IMPLICAÇÕES) PARA A FORMAÇÃO E PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS ENFERMEIROS
As atuais sociedades abertas com constantes fenómenos migratórios, tem-se revelado como um aspeto importante e complexo na área da saúde. Tendo em conta que os ritmos de vida, as experiências de saúde, os valores culturais, as crenças, os contextos e convicções devem ser respeitadas pelos profissionais, torna-se fundamental criar pontes de diálogo e de compreensão, no sentido de criar relações de confiança e de responder as reais necessidades destas pessoas. Neste contexto, é importante identificar em que medida lidar com a diversidade cultural na área da saúde, pode contribuir para o desenvolvimento da formação e de novas competências dos enfermeiros, de forma a otimizar as suas práticas profissionais saúde (Projeto em elaboração para propor)