A Nossa Equipa
- INÍCIO
- SOBRE NÓS
- A NOSSA EQUIPA
Diretora técnica do Centro Hípico da Associação de Paralisia Cerebral de Braga desde junho de 2023 – Exercer funções que visam implementar e coordenar intervenção terapêutica assistida por equinos nomeadamente: Hipoterapia, Equitação com Fins Terapêuticos e Equitação Adaptada e atrelagem adaptada. Participação na elaboração e implementação de projetos de Inovação Social, financiados pelo BPI Capacitar, INR e IPDJ.
Fundadora do Centro Terapêutico Consigo em 2021 onde exerço prática clínica privada no âmbito de condições neurológica em pediatria e adultos.
Docente no Instituto EPAP no ano de 2022, 2023 e 2014 – Docente na formação Profissional de Especialização em Perturbações Alimentares Pediátricas, na Unidade Curricular – Intervenção Interdisciplinar na criança com dificuldades alimentares e patologia neuromotora: “A relação entre o motor global e o desempenho na alimentação”.
Docente no Instituto Superior de Saúde do Alto Ave – Docente 2 do curso da Licenciatura em Fisioterapia, das Unidades Curriculares de Fisioterapia em Condições Neurológicas I e II a alunos do 2º e 3º ano, no ano de 2011-2012; docente da unidade curricular de Fisioterapia em Condições Neurológicas I e II, desde 2016; docente na componente prática da Unidade Curricular Fisioterapia em Condições Pediátricas I e II, desde 2018.
Desde 2008, foram realizadas várias formações profissionais no âmbito da patologia neurológica em pediatria e adultos, sendo esta área de interesse de investigação.
Curso de Equitação Terapêutica, que decorreu de 13 a 17 de outubro de 2008, nas Instalações da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, com a duração de 40 horas. Permite o reconhecimento para Acompanhante de Equitação Terapêutica pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra em articulação com a Fédération Nationale Handi-Cheval.
Grau de Mestrado em Fisioterapia, no Ramo de Neurologia obtido em outubro de 2014, pela Escola Superior de Saúde e Tecnologia do Porto, com a média final de 17 valores. O trabalho de investigação defendido teve como título: o comportamento da tibiotársica na sequência de movimento de sentado para de pé em crianças prematuras.
Curso de Pós-graduação sobre o Tratamento do Neurodesenvolvimento (Bobath).
Este curso ocorreu de 19 de outubro de 2010 a 12 de março de 2011, na Unidade de Avaliação do Desenvolvimento e Intervenção Precoce (UADIP) – Porto. Teve a duração de 262,50 horas, organizado por European Bobath Tutors Association e Federação das Associações de Paralisa Cerebral. Foi constituído por avaliação contínua, individual e apresentação e discussão de trabalho final, estando assim habilitada a intervir segundo este conceito no tratamento da criança com Paralisia Cerebral e perturbações do desenvolvimento.
Grau de Licenciatura em Fisioterapia, obtido em setembro de 2007, pelo Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, com média final de 16 valores. O projeto de investigação realizado teve como título: A electroestimulação em crianças com diplegia espástica por Paralisia Cerebral.
Grau de Bacharel em Fisioterapia, obtido em agosto de 2006, pelo Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, com média de 16 valores.
Portfólio Científico
Produtos de Investigação
- N/A
Participação em ações de especial relevância para a sociedade (científica, tecnológica, social, económica ou artística):
- Participação na comissão organizadora, do 3º Congresso Bobath em Pediatria com o título “O cérebro e os seus domínios”, um evento que se realizou nos dias 12 e 13 de outubro de 2019, no Centro de Cultura e Congressos – Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos.
- Participação na comissão organizadora, do 2º Congresso Conceito Bobath em Portugal com o título “Construindo Consensos”, um evento que se realizou nos dias 14 e 15 de outubro de 2017 , no Centro de Cultura e Congressos – Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, organizado em colaboração com a equipa do Conceito de Bobath Adultos e Formaterapia.
- Participação na comissão organizadora do congresso internacional – EBTA Congresso, Bobath “Today and Tomorrow” que ocorreu de 22 a 24 de setembro de 2016 na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, em parceria com a Formaterapia. Durante o decorrer do mesmo foi apresentado e discutido o poster com o título “Ankle behavior during the movement sequence from sitting to standing in premature infants.
- Participação na comissão organizadora, do 1º congresso do conceito de Bobath em pediatria com o título “da Evidência à prática clínica” que ocorreu no dia 6, 7 e 8 de novembro de 2015 em parceria com a Fisiojump.
- Comunicação com o tema: Experiência na articulação com os contextos naturais e/ou educativos de alunos com Paralisia Cerebral ou Situações Neurológicas Afins. A comunicação ocorreu no Mestrado de Educação Especial da Universidade do Minho, a convite da Professora Ana Paula Silva Pereira, no dia 6 de novembro de 2020 e teve a duração de 2 horas.
- Apresentação de um estudo de caso com o título “Aplicação de Toxina Botulínica numa criança com Paralisia Cerebral com intervenção segundo o conceito de Bobath” incluído na comunicação “intervenção em crianças com alterações neuromotoras, que ocorreu no 1º congresso do conceito de Bobath em pediatria - da Evidência à prática clínica” que ocorreu no dia 8 de novembro de 2015 organizado pela Fisiojump – Formação e Serviços de Saúde Lda.
- Comunicação com o título - Equitação com Fins Terapêuticos. Esta comunicação foi realizada nas V Jornadas de Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto que ocorreu nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2012.
Participação em Candidaturas
- Submissão do Projeto atrelagem terapêutica ao BPI Capacitar em março de 2024, com objetivo de criar um serviço de Atrelagem Terapêutica adequado a pessoas com Paralisia Cerebral e situações neurológicas afins, com uma condição neuromotora moderada a grave que têm menos oportunidades de participação em atividades lúdico-desportivas. Assim, pretende-se aliar a modalidade lúdico-desportiva à importância da reabilitação motora, comunicativa, sensorial e cognitiva, promovendo a autonomia no quotidiano, reduzindo o sedentarismo, aumentando a autoconfiança e autoimagem, facilitando a melhoria da comunicação e das relações sociais. A atrelagem terapêutica permite a condução do Equino, posicionando a pessoa nos próprios produtos de apoio (cadeira de rodas, sistema de posicionamento) em cima do carro adaptado (charrete), acoplado ao Equino. O terapeuta está ao lado ou atrás da pessoa, facilitando a condução, para sessões terapêuticas e participação em demonstrações/provas de atrelagem, interação entre pares e inclusão na comunidade, aumentando os níveis de autorrealização e a motivação dos praticantes.
- Candidatura ao IPDJ com o projeto APCB Atrelagem Adaptada (2022) com duração de 9 meses, teve como Objetivo Geral: “Criar um serviço de atrelagem adaptada para crianças e jovens com patologia neuromotora, promovendo a participação num desporto competitivo e adaptado, bem como aprendizagem de tarefas inerentes ao cuidado com equinos. O Projeto foi financiado e implementado.
Participação em Projetos
- Coordenação na implementação do Projeto “Bootcamp Equestre” em 2022, financiado pelo INR, com o objetivo de treinar 10 jovens com paralisia cerebral e défice cognitivo na Equitação Adaptada e promover a participação em 3 provas do Special Olympics, no Porto, Ponte de Lima e Faro. Bem como treinar 6 jovens na modalidade nova de Atrelagem Adaptada e desenvolver 2 provas na APCB de forma a divulgar esta modalidade. Assim, os 16 jovens frequentam aulas semanais ou bissemanais de Equitação Adaptada e Atrelagem Adaptada no sentido de intensivar a preparação para as provas desportivas e participarão nas provas respetivas.
- Participação no Projeto “inclusivamente”. Este projeto surgiu ao abrigo do concurso Educação Especial do ano 2015 promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. O projeto pretendeu contribuir para a tomada de decisão informada e coordenada de todos os envolvidos no trabalho com estas crianças, tendo sido desenvolvido um programa de formação, com base num modelo de colaboração entre pais/cuidadores e profissionais que trabalham/cuidam de crianças com Paralisia Cerebral e outros síndromes neuromotores. Participação na elaboração do manual “Paralisia Cerebral: guidelines para pais e educadores” e desenvolvimento da ação de formação “Prematuridade: compreender e adequar para melhor participar” que ocorreu em junho de 2016 num total de 7 horas.
- Participação no Projeto, de âmbito internacional, Erasmus +: Vocational Training for Physiotherapists about Family Centered and Play Based Approaches in Early Childhood Intervention. Participação como consultora e formanda no projeto de formação vocacional para fisioterapeutas em Intervenção precoce com base em abordagens centradas na família e no brincar. Os parceiros deste projeto foram: Spastic Children´s Foundation of Turkey; Ministério da Segurança Social Turca; Universidade de Gazi, Ancara, Turquia; 4) PRAXIS EUROPE CIC – UK; 5) Universidade do Minho; Eurlyaid (European Association on Early Childhood Intervention); Associação de Paralisia Cerebral de Braga. As participações presenciais ocorreram de 8 a 12 de julho de 2019 na Universidade de Gazi, em Ancara (Turquia) e de 15 a 18 de outubro de 2019 em Istambul, na Turquia, na Fundação Turca de Paralisia Cerebral.