A Nossa Equipa

Ana Raquel Abreu

Licenciada em Fisioterapia (2007) pelo Instituto Superior de Saúde do Alto Ave. Mestre em Engenharia Humana pela Universidade do Minho (2013), onde desenvolveu estudo na área da Ergonomia e Biomecânica, com o título de tese: “Análise de usabilidade de um produto: caso de estudo com um dispositivo pélvico adaptado à posição de sentado em crianças com alterações neuromotoras”.

Título de Especialista na área de Fisioterapia, pela Escola Superior de Saúde do Porto (2022) IPP, código CNAEF 726 – Terapia e Reabilitação, com título do trabalho: “Revisão narrativa, sobre o uso das medidas não lineares para a caracterização da variabilidade de movimento, em crianças com atraso do desenvolvimento motor ou com/em risco de Paralisia Cerebral”.

Exerce funções como Fisioterapeuta na Associação de Paralisia Cerebral de Braga (atividade principal) onde participou em projetos, nacional e internacional, no âmbito da Intervenção Precoce. Exerce também funções como docente no Instituto Superior de Saúde do Alto Ave.

As suas áreas de interesse para a investigação são: desenvolvimento motor típico e atípico, variabilidade de movimento, análise linear e não linear, biomecânica.

Portfólio Científico

Produtos de Investigação
Participação em ações de especial relevância para a sociedade (científica, tecnológica, social, económica ou artística):
Participação em Candidaturas
Participação em Projetos

Os parceiros deste projeto Erasmus + foram: (1) Spastic Children´s Foundation of Turkey; (2) Ministério da Segurança Social Turca; (3) Universidade de Gazi, Ancara, Turquia; (4) PRAXIS EUROPE CIC – UK; (5) Universidade do Minho; (6) Eurlyaid (European Association on Early Childhood Intervention); (7) Associação de Paralisia Cerebral de Braga.

Este projeto teve como principal objetivo reforçar as competências dos fisioterapeutas em sistemas de intervenção precoce, tendo sido gerado:

– um currículo com conteúdo formativo relevante para fisioterapeutas sobre intervenção precoce;

– uma plataforma de aprendizagem online interativa, multilingue e seguindo a abordagem Open Source, fornecida gratuitamente;

– relatórios nacionais que descrevem o sistema de Intervenção Precoce de cada país parceiro, bem como as abordagens praticadas;

– relatórios comparativos dos sistema de Intervenção Precoce dos países parceiros.